Em determinado momento da vida, os jovens adultos se veem diante do dilema: será que é hora de sair da casa dos pais? Depois que a fase de viver de mesada e bolsa auxílio de estágios chega ao fim, é comum querer ter a sua rotina e construir o seu próprio lar.
Sair da casa dos pais pode parecer impossível para algumas pessoas, mas é mais simples do que parece. Mesmo que a renda não seja tão alta, com planejamento e disciplina, é possível morar sozinho sem se enrolar com as finanças e passar por apuros. Se você acha que esse momento chegou para você, nós trouxemos algumas dicas para te ajudar a sair de casa com pouco dinheiro e viver bem.
Simule as contas e possíveis cenários
Antes de tomar qualquer decisão, coloque no papel o valor que você irá gastar com aluguel, água, luz, internet, mercado e todos os outros gastos. Além disso, tente imitar os hábitos que você vai ter ao morar sozinho. Antes de sair da casa dos pais, comece a lavar a sua própria roupa, ir ao mercado, fazer a sua comida, chamar o eletricista ou o encanador para resolver possíveis problemas, enfim, aja como se você já fosse independente. Se caso os custos forem muito altos, avalie no que você pode economizar e se é possível você ter uma renda extra.
Tenha uma poupança
Imprevistos podem acontecer durante a mudança da casa nova, então é importante que você tenha um dinheiro extra guardado para eventuais emergências. Antes de sair da casa dos pais, faça uma poupança e comece a juntar dinheiro com antecedência. Além disso, você irá precisar comprar móveis e utensílios para a casa nova.
Cogite dividir os gastos com um amigo
Se você tem um amigo que também quer sair da casa dos pais, por que vocês não dividem um apartamento? Além de ter uma companhia, vocês irão dividir os gastos com aluguel e contas. Só não se esqueçam de planejar tudo corretamente, desde a divisão dos gastos até a limpeza. Também é recomendado fazer uma revisão das contas semanalmente, para que ambas as partes possam revisar quanto foi gasto e acertar o que for preciso.
Atente-se aos trâmites necessários para alugar um imóvel
É comum que os locadores peçam depósitos de aluguéis adiantados, fiadores, seguro fiança ou títulos de capitalização como garantia. Afinal, ele não conhece o locatário e precisa estar seguro de que o pagamento do aluguel será feito corretamente. Veja qual a melhor opção para o seu bolso, e caso as condições necessárias para a locação do imóvel estejam fora do seu poder de alcance, talvez seja hora de pensar em outra opção.
Com planejamento e organização, é possível conquistar a tão sonhada independência dos pais. E claro, se você estiver procurando por imóveis para alugar, não deixe de visitar a Jaime 😉