Se você tem um imóvel em que você não reside, certamente já deve ter considerado colocá-lo para alugar e obter uma renda extra. Para quem não tem muita experiência na área, surgem algumas dúvidas: qual a melhor forma de alugar o apartamento? Quais serão os gastos do locador? Como atrair inquilinos?
Para te ajudar a responder essas perguntas, nós preparamos algumas dicas sobre como alugar o seu apartamento. Confira:
Administração
O primeiro passo é decidir quem será o responsável pela administração do imóvel. Se for você mesmo, procure conhecer todas as leis e formas de contrato. Fique atento para não levar calote ou até mesmo um processo por irregularidades. Você terá que fazer o contrato, negociar com os inquilinos e fazer as cobranças. Se você não deseja toda essa responsabilidade para si mesmo, o ideal é optar por uma imobiliária. Os profissionais ficarão responsáveis por toda a parte burocrática, além de fazer uma pesquisa sobre as características do bairro para definir o preço do aluguel.
Fotos
Com a mobilidade digital em alta, tirar boas fotos do imóvel e anunciá-lo na Internet é uma ótima maneira de prospectar inquilinos. Faça suas fotos em ângulos que favoreça o tamanho dos ambientes e com uma boa iluminação. Se houver armários embutidos, vale tirar uma foto com as portas abertas para mostrar o interior. Você pode publicar as fotografias em sua página pessoal, grupos de Facebook ou usá-las para apresentar o seu apartamento à imobiliária.
Visitação
As visitações fazem parte do processo de alugar o apartamento. Seja flexível: a maior parte das pessoas trabalha em horário comercial, e o único tempo disponível para visitar o imóvel pode ser após o expediente ou aos finais de semana. Para não perde tempo, permita que os visitantes agendem um horário para conhecerem o apartamento.
Só não se esqueça de avisar a portaria sobre os possíveis inquilinos. Deixar qualquer pessoa entrar sem aviso, pode ser perigoso ao condomínio.
Inquilinos
Antes de fechar negócio, conheça o seu inquilino. Saiba quais são suas expectativas, ofereça informações a ele e tire suas dúvidas. Também é importante saber sobre a saúde financeira do locatário e se ele não possui nenhum problema com a justiça. As instituições de proteção ao crédito podem ajudar durante essa pesquisa.
Veja também qual será a melhor opção de garantia, como o depósito de aluguéis adiantados, fiador, seguro fiança ou título de capitalização. A garantia é uma rede de segurança para proteger o locador em caso de inadimplência durante o tempo de contrato.
Flexibilidade
É importante se manter aberto para negociações com o inquilino, sobre cláusulas, métodos de garantia ou melhorias no imóvel cujo valor pode ser abatido no aluguel. Ao se restringir a não negociar, você pode perder muitos possíveis inquilinos que possuem interesse em alugar o seu imóvel. Converse com o locatário e tentem chegar a melhor solução para ambas as partes.
E claro, se você pensa em alugar o seu apartamento, você pode deixa-lo sobre os nossos cuidados. É só passar na Jaime e ficar por dentro das condições. Até breve! 😊