O trabalho dos síndicos de condomínios não é nada fácil. Além das obrigações do dia a dia, podem acontecer muitos imprevistos. A organização condominial inclui manter as contas em dia, conservar as dependências do prédio, manter contato com os condôminos e ter uma boa relação com os empregados.
No post de hoje, nós trouxemos algumas dicas de organização condominial para síndicos. Confira:
Organização condominial: assembleias
As assembleias com os condôminos são importantes para decidir assuntos relacionados aos prédios. Eleição de síndicos, aprovação de contas, contratos de trabalho, terceirizações e previsão orçamentária são algumas das pautas. Para garantir que todos possam comparecer à reunião, divulgue o convite com pelo menos dez dias de antecedência.
Fundo de reserva
Para evitar imprevistos desagradáveis nas despesas condominiais, a convenção do condomínio deve ter um fundo de reserva. A quantia é pré-estipulada à parte da taxa do condomínio e deve ser aplicada em uma conta investimento.
Segurança
Com a violência urbana crescendo cada vez mais, a maior parte das pessoas que optam por morar em condomínios é devido à sensação de segurança. Além das câmeras instaladas pelos prédios, a portaria também é um ponto de atenção. Os funcionários devem ser treinados para controlar a entrada e saída de pessoas, monitorar as entregas de cartas e encomendas, observar continuamente as câmeras e avaliar a entrada e saída de veículos da garagem.
Lixo
Para uma gestão sustentável, a coleta do lixo deve ser feita de forma seletiva, através de lixeiras separadas conforme os resíduos. Também pode ser feito um contato com cooperativas de reciclagem para que os lixos tenham o destino correto.
Crianças
Uma coisa é certa: haverão crianças no condomínio. Especialmente nos meses de férias escolares, é preciso dar uma maior atenção às comuns, como o playground e piscinas. Para evitar problemas, o síndico pode formar uma comissão de moradores para gerenciar e incentivar às crianças a respeitarem os horários e fins pré-estabelecidos pela comissão.
Aproveite para ler também: Como avaliar o valor do seu imóvel.