Assim como em qualquer outra negociação, existem diversas dúvidas que surgem durante o processo de fechar o negócio. Há também muitos rumores e mitos que cercam os compradores na hora de procurar um imóvel. Hoje no blog da Jaime, nós vamos esclarecer alguns desses boatos que só servem para assustar quem está procurando por uma nova casa ou apartamento. Confira:
O FGTS não pode ser sacado para comprar imóveis – Mito
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito e garantia do trabalhador. Entretanto, ele só poderia ser sacado caso o trabalhador fosse demitido sem justa causa. Existem algumas condições específicas que fazem com que o dinheiro possa ser retirado, como por exemplo, para um financiamento imobiliário. Já pensou em usar esse dinheiro como entrada na compra do seu imóvel?
Procurar um imóvel é um mal negócio durante a crise – Mito
Apesar da crise econômica presente no Brasil, comprar um imóvel nunca será um mal negócio, já que ele pode ficar ainda mais valorizado com o passar do tempo. É preciso saber que esse é um investimento seguro e de baixo risco quando comparado com outros métodos. O setor imobiliário é um dos que sobrevivem bem nesses períodos.
Todo financiamento é igual – Mito
Procurar um imóvel e financiá-lo não é um processo uniforme e pode variar muito, já que existem várias opções de pagamento, amortização, prazos, juros, e por aí vai. É recomendado que antes de assinar o contrato, o cliente contrate uma consultoria especializada no financiamento de imóveis para ajudar no processo.
A amortização também pode ser feita de algumas formas. As mais usadas são o SAC (Sistema de Amortização Constante), com as parcelas decrescentes, e a Tabela Price, com parcelas fixas durante todo o processo.
Leia também: Como negociar no mercado imobiliário?
Até a próxima!