Existem diversas variáveis que podem interferir no valor de um imóvel. É fácil entender que um imóvel maior vale mais do que um menor, mas critérios como localização ou características que fogem do entendimento do comprador, podem tornar os preços subjetivos. No post de hoje, nós trouxemos algumas dicas para tornar mais fácil o momento de avaliar o valor do seu imóvel e obter um preço justo. Confira:
Avaliar o valor: Localização
Esse é um dos principais aspectos na hora de avaliar o valor de um imóvel. Em bairros mais nobres e procurados, o metro quadrado vale mais. Há também os bairros populares, onde os imóveis valem menos do que em áreas luxuosas da cidade. Mesmo dentro de um mesmo bairro, os valores podem variar de acordo com a rua.
Os imóveis que são próximos dos centros comerciais também tendem a ser mais valorizados do que aqueles que estão mais afastados.
Características do imóvel
Mesmo que seja muito bem localizado, algumas características do imóvel podem fazer com que o preço diminua. Por exemplo, se for ele for antigo, já que ele pode apresentar problemas na fiação ou no encanamento. Imóveis novos, que nunca foram ocupados, valem mais do que os que estão na planta ou que já foram ocupados. Cômodos com boas dimensões onde o espaço disponível foi bem aproveitado também ajudam a elevar o preço do imóvel.
Vagas na garagem, bons acabamentos, armários embutidos, equipamentos e características do condomínio também são levados em consideração.
Como fazer a avaliação?
O melhor método é a comparação. Levando em conta os aspectos que valorizam o imóvel, compare o preço com imóveis similares e em localizações próximas ou semelhantes. Para isso, será necessário fazer pesquisas. Quanto mais informações você tiver sobre o mercado, mais condições de avaliar o seu imóvel você terá.
Você também pode buscar por ajuda de imobiliárias e de profissionais da área!
Leia também: Qual o custo médio de mudança de casa?
Até mais!